terça-feira, 12 de julho de 2011

CARBOIDRATO ou PROTEÍNA? Parte 1

A série Carboidrato Ou Proteina,inicia-se hoje.É longa o papo sobre os dois,ainda mais quando a associação acontece no desejo de aumentar massa magra e diminuir massa gorda.Por isso, essa série irá ganhar várias partes dividida em dias.Já tem bons post prontos para o decorrer da semana.


No último post.Receberei perguntas para gente tentar responder o máximo possível.Lembrando que toda e qualquer informação que postarei aqui é informativa e com referêniais científicos.Ok?Iremos iniciar pelos carboidratos e só depois partiremos para as proteínas,e depois iremos unir informações e relações.Pra iniciar precisamos entender um pouco do básico sobre cada um para poder entender tudo. Ok?Vamos lá?


Carboidrato


Você já deve ter ouvido as expressões ´´açúcar é energia´´ ou ´´açúcar engorda´´. Isso porque os casboidratos são a principal fonte de combustível metaabólico (por isso nem pensar em ficar sem eles se deseja não catabolisar). Os alimentos ricos em glicídios são chamados energéticos e com exceção do mel, os glicídios são de origem vegetal: cereais (aroz, aveia, trigo e etc..),raízes e tubercúlos (batat doce,aipim,cenoura,mandioca,beterraba..)leguminosas (ervilha,feijão,soja e etc..)frutas (bananas). É notório que é grande a diversidade de alimentos ricos em carboidrato.E isso claro não é em vão, é simples.O carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo.

DIGESTÃO E ABSORÇÃO: Amido,sacarose e lactose são os mais consumidos na dieta via oral. A digestão do amido é iniciada já na boca, pela saliva (amilase salivar).O amido por sua vez passa por maior digestão no duodeno (parte do intestino).A sacarose e a lactose, assim como os produtos da digestão do amido (maltodextrina), são digeridas também no intestino. Após sua absorção (glisoce,frutose e galactose) são transformadas no fígado,em glicose. A musculatura e outros tecidos podem derivar parte da energia necessária de corpos cetônicos oriundos do metabolismo das gorduras, enquanto o músculo cardíaco pode utilizar ácidos graxos (gordura) e ácido lático. Porém parte da glicose sanguínea provém da absorção do produtos da digestão dos carboidratos. Os carboidratos na forma mais simples são divididos em :Simples e complexos.

Simples: os famoso refinados (arroz branco,pão françês, macarrão e etc. Sua absorção é bem rápida.Entra o quetionamento..Mas maltodextrose é um produto oriundo da digestão do amido.Porém o amido é um carboidrato complexo.E os carboidratos complexo são de lenta digestão e absorção.Então porque usa-lo no pós-treino,se no pós treino o indicado é carboidrato simples? Como isso? R: Simples.A maltodextrose é produto da digestão do amido ou seja já está na sua forma simplificada,pronta para absorção.Uma vez que o amido é digerido no intestino, a forma (maltodextrose) ''passa'' direto para o intestino já para seu uso.Absorção!
Complexos : fibras e alimentos ricos em fibras (aveia,linhaça,pães e massas integrais,frutas e etc). De lenta absorção está diretamente ligada com a insulina e o tecido adiposo (mas esse assunto fica para os próximos post). Indicado no pré-treino e para diabéticos, por aumentar saciedade e por seu demorado esvaziamento gástrico.De forma simplificada,é como se a fibra demorasse mais a ser digerida e absorvida e assim liberando de pouco em pouco energia (glicose) para a corrente sanguínea.Conseguindo-se assim, aguentar até o fim do treino de uma hora,sem sofrer depleção de glicogênio e perda de massa magra.Pois em períodos curtos de falta de glicose, é do músculo que é tirado ( não é esse o objetivo de quem quer ganhar massa magra).

Interessante:

- Os carboidratos ligados a proteína estabilizam sua estrutura e, ás vezes as protegem da degradaação;aumentam também sua solubilidade.Atuam como sinais de reconhecimento celular.Ou seja possuem ação economizadora de proteínas.Simplificando se falta carboidrato na dieta,o corpo converte as proteínas em glicose para suprir a energia.Por isso,pensem bem antes de gastar rios de dinheiro com aquela próteína internacional isolada e diminuir muito o carboidrato da dieta.Jogar dinheiro fora,não é mesmo? Fica a dica! :D

-A presença de carboidrato é necessário para o metabolismo normal das gorduras.Quando há quantidade insuficientes as gorduras são utilizadas para produzir energia( por isso muitas pessoas tentam tirar ao máximo o carboidrato da sua dieta.Algumas até dizem que a culpa é da massa do jantar rs ).Como no caso das proteínas,as gorduras deixam de executar sua função para substituir o carboidrato.

Fontes: Dominiczak,Série metabolismo e osso. Editora Elsevier,2007.

Flávia Porto,Nutrição pra quem não conhece nutrição.Editora Varela 2000

Sérgio Linhares,Citologia,Histologia e Genética.Editora Ática
Dan L. Nutrição Oral,Enteral e parenteral na prática clínica 3a Ed. Editora Atheneu , 2004

Beijão a todos!