quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O QUE É DIETA? É quinta feira!!! Dia de Digor por aí!

O QUE É DIETA?
Oooiii! Nas próximas 2 semanas vamos falar melhor sobre dieta! O que é! Quais são os tipos! O que impede seguir uma dieta e Motivos para seguir uma Dieta! Vamos ficar por dentro DO MUNDO DA DIETA? A partir de hoje, DIETA não será bicho de 7 cabeças para as meninas do Digo por aí! Por isso nessa quinta-feira e nas próximas acessem: Digo Por Ai Ok?     Vamos lá...    
        
   Refere-se ao hábitos alimentares de um indivíduo.Sendo bons ou não. Dieta também pode ser definida por tudo aquilo que um indivíduo consome ao longo do dia de forma contínua ou não.
    A palavra dieta significa  ESTILO DE VIDA e tem origem grega.
     Há vários tipos de dieta e estas se diferenciam por seus objetivos. A maioria das pessoas consomem alimentos com o objetivo de saciar a fome ou algum problema psicológico. Vamos falar de algumas dietas e seus objetivos:
1.  Dieta das pessoas de modo geral:  Se alimentam com o objetivo de ´´matar´´ a fome ou um desejo. Tem como motivo de parar de comer no ato, o estufamento ou seja, a sensação de cheio!
2.  Dieta para emagrecimento/redução de peso: A mais procurada de todas. Tem como objetivo perca de peso, geralmente acometia as mulheres, mas atualmente sua vaidade tem dado esse lugar aos homens. Essa dieta, dependendo do caso visa perca de gordura de forma calculada e geralmente acompanha um processo psicológico (em casos de obesidade) para que o individuo não abandone a dieta. E para que se houver algum distúrbio, ele seja ´´curado´´ e não atrapalhe os objetivos da dieta.
3.  Dieta para tratamento de patologias especificas (diabetes,hipertensão,problemas renais,problemas gastrointestinais,colesterol elevado,obesidade e outros):
É assim como as outras, uma dieta individualizada e calculada. O paciente deve ser informado do que tem para que não cometa deslizes ou enormes ataques de desejos súbitos por não cumprir a dieta.Ele deve saber da importância da dieta. São assim como todas, para vida toda. Mas são mais rigorosas. Em alguns casos, não é necessário seguir um dieta específica por toda a vida pois após atingir o objetivo, retirando o risco da doença, deve-se  somente haver reavaliações com o nutricionista e/ou médico. E evitar os alimentos de alto risco para o problema em questão.
4.  Dieta estética: é aquela para pessoas mais vaidosas que desejam uma pele, cabelo e outros mais bonitos por mais tempos. Geralmente ela é seguida do acompanhamento de tratamentos estéticos médicos tais como peelings,carboxiterapia,pós cirúrgico de lipos,silicone. Pois os indivíduos que procuram a nutrição como meio estético associam vários profissionais da saúde.E seguem essas dietas por toda a vida.
5.  Dieta esportiva: direcionada para indivíduos que praticam atividade física. Para cada atividade uma dieta diferenciada e sempre é calculada com base no estresse metabólico tem como intuito otimizar os resultados do atleta.
6.  Dieta para hipertrofia muscular: voltada geralmente para os levantadores de peso. Pode ser tanto para magrinhos como para as pessoas acima do peso. O objetivo é aumento de músculos. Geralmente, está associada a dieta estética, pois ela leva em consideração o desejo de obter o corpo considerado bonito pelo paciente.
7.   Dieta para aumento de peso: procurado por pessoas magrinhas, também pode ser procurado por artistas que almejam certo papel. Difere da dieta para hipertrofia muscular pois, nem todos os indivíduos que encontram-se abaixo do peso, que almejam aumentar, praticam atividade física. Nesses casos, têm-se um cuidado maior para que o individuo não prejudique a saúde com esse aumento de peso, uma vez que não pratica nenhuma atividade física.
Bem, há vários tipos de dietas. Porém todas devem respeitar a saúde, mesmo quando o objetivo é aumento de peso. Por isso não sai seguindo essas dietas de revistas, ou de televisão.Ou da vizinha, ou da amiga! Sua dieta deve ser personalizada! sempre que puder consulte seu/sua Nutricionista.
Beijos!

      A continuação dessa série você encontra toda quinta feira no blog da Flávia Batista no: Digo Por aí