quinta-feira, 23 de abril de 2015

Selênio

O selênio é um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir o câncer e a fortalecer o sistema imune evitando o aparecimento de doenças como a gripe, por exemplo.

Além disso, o selênio serve para ajudar na formação dos hormônios da tireoide, proteger o organismo de metais pesados e manter os vasos sanguíneos saudáveis, melhorando a circulação sanguínea.

Benefícios do selênio

Outros benefícios do selênio, relacionados principalmente com a sua grande capacidade antioxidante que protege o corpo, podem ser:

Melhorar a resistência do sistema imunológico;
Diminuir o risco de doenças cardiovasculares;
Desintoxicar o organismo de metais pesados;
Melhorar o metabolismo da tireoide;
Ajudar a melhorar a fertilidade masculina.
Para ter todos os benefícios do selênio é importante consumir entre 55 a 70 mcg por dia, o que é facilmente atingido com uma castanha-do-pará, também conhecida como castanha-do-brasil.

Alimentos ricos em Selênio

Segue uma tabela com os alimentos ricos em Selênio mais consumidos no Brasil:

Castanha-do-pará 4000 mcg
Farinha de trigo 42 mcg
Pão Francês 25 mcg
Gema de ovo 20 mcg
Frango cozido 7 mcg
Clara de ovo 6 mcg
Queijo 6 mcg
Arroz 4 mcg
Os alimentos de origem vegetal não são boas fontes de selênio, com exceção da castanha-do-pará, em que uma noz pode conter até 500 microgramas de Selênio.
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